‘Mulheres’ x ‘Million years ago’: Entenda acusação de compositor de Martinho da Vila contra Adele

  • ‘Mulheres’ x ‘Million years ago’: Entenda acusação de compositor de Martinho da Vila contra Adele

    adele

    O compositor Antônio Eustáquio Trindade Ribeiro, conhecido como Toninho Geraes, vai processar a cantora inglesa Adele por suposto plágio da música “Mulheres” (1995).

    Segundo o compositor, grande parte de sua melodia foi usada na canção “Million years ago” (2015), creditada a Adele e ao produtor musical Greg Kurstin.

    Em entrevista ao “Fantástico”, ele falou sobre a polêmica em torno das músicas.

    “Eu não quero brigar, só quero que reconheçam que a minha música está dentro da obra dela”, afirmou o compositor de “Me Leva”, gravada por Agepê, e “Verdade”, gravada por Zeca Pagodinho.

    Ao g1, o advogado Fredímio Biasotto Trotta, responsável pela ação, explica o que levou Geraes a processar a cantora, as três notificações já enviadas às partes e quais os próximos passos judiciais.

    • “Million Years Ago” foi lançada 6 anos atrás, mas Toninho só ouviu no ano passado.
    • Ele ainda não entrou com um processo, mas já enviou três notificações. Duas delas foram para Adele, que não deu resposta.
    • Ele quer ser creditado como coautor, receber royalties e uma indenização por danos morais.

    Segundo o advogado, Toninho Geraes não conhecia a música. Ele escutou a “Million years ago” por meio do produtor e músico Misael da Hora no início de 2020. Misael é filho do Maestro Rildo Hora, que orquestrou a gravação de “Mulheres”.

    “Não fosse o Misael da Hora ter ouvido numa festa uma execução da canção e imediatamente presumido se tratar de uma versão (autorizada) da obra original, é bem possível que o Toninho até hoje não soubesse da existência do plágio”, diz Trotta.

    De acordo com Trotta, Misael procurou os créditos da música e viu que não tinha menção aos brasileiros. O produtor então mostrou a faixa ao compositor e orientou que ele contratasse um advogado. “Quando o Toninho escutou a obra atribuída à Adele, ficou estarrecido e, ao mesmo tempo, com medo”, diz. Foi então que Misael apresentou Toninho a Trotta.