O triste drama de um dos maiores compositores da música brasileira

  • O triste drama de um dos maiores compositores da música brasileira

    4156951_d1b0b41b2ef87a2

    O músico baiano Luiz Galvão, fundador do grupo Novos Baianos, foi transferido de hospital no estado de São Paulo, onde está internado, após apelo de familiares. A esposa dele, Janete Galvão, confirmou a informação nesta segunda-feira (19). Ele deu entrada no Instituto do Coração (Incor), no final da tarde de domingo (18).

    Luiz Galvão tem 87 anos e segue internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apesar de ter mudado de unidade. O quadro é considerado estável, mas delicado. Ele é diabético, cardiopata, e já sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) anteriormente.

    Na noite de ontem, o artista passou por exames, como ecocardiograma, ultrassom vascular completo. A equipe médica que o acompanha no Incor constatou que na semana passada quando passou mal e foi hospitalizado, ele sofreu um novo infarto, e por causa disso o coração se enfraqueceu ainda mais.

    No domingo (18), a família de Luiz Galvão fez denúncias contra a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde ele estava internado até então. Janete Galvão e a filha, Alexandra Maia (enteada do músico) afirmaram que a unidade não tinha estrutura suficiente para atendê-lo, por isso lutaram pela transferência para o Incor. O procedimento, no entanto, demorou a acontecer.

    “Disseram que seria de manhã. Depois, ao meio-dia, e agora está previsto para o fim da tarde. Estou aguardando”, contou Janete por telefone, afirmando também que tentou falar com um médico responsável para pedir notícias do estado do marido, porém, não foi conseguiu.

    Luiz Galvão é baiano de Juazeiro, no norte da Bahia. Músico e poeta, ele fundou o grupo Novos Baianos, com artistas como Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e outros. Atualmente, reside em São Paulo com a esposa e a enteada.

    Ainda conforme Janete e Alexandra, o artista tem recebido apoio de diversos artistas, como os cantores Luiz Caldas, Raimundo Fagner, Davi Moraes (filho de Moraes Moreira, companheiro de Luiz nos Novos Baianos), o ator Lúcio Mauro Filho e a empresária Paula Lavigne.

    Nota da Secretaria de Saúde de São Paulo:

    “A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, informa que o paciente L.D.G. deu entrada no Pronto-Socorro Municipal (PSM) Barra Funda na última quarta-feira (14), às 15h35. No período em que esteve no equipamento, o paciente foi acolhido e atendido por equipe médica, que realizou exames e solicitou que fosse encaminhado para uma unidade hospitalar de referência. Durante todo o atendimento no PSM, o munícipe esteve na sala de emergência e não nos corredores.

    Na quinta-feira (15), às 06h30, o paciente foi transferido de ambulância para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo acompanhado de um médico do PS.

    A pasta esclarece, ainda, que a foto publicada pelo portal é do corredor central da Santa Casa e não do PSM Barra Funda.”