Filme ‘Eduardo & Mônica’ é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

  • Filme ‘Eduardo & Mônica’ é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

    21859

    Quem um dia irá dizer que não existe razão na transformação da canção Eduardo e Mônica em filme? Impedido pela pandemia de estrear em junho de 2020, como previsto inicialmente, o longa-metragem entra em circuito em 6 de janeiro de 2022, mas já circula por festivais de cinema no exterior desde o ano passado.

    Uma das atrações da programação da edição de 2021 do Festival do Rio, onde será exibido em sessão especial na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, o filme Eduardo & Mônica faz jus à canção composta por Renato Russo (1960 – 1996).

    Lançada há 35 anos pela Legião Urbana no segundo álbum da banda brasiliense, Dois (1986), a canção escrita por Russo (1960 – 1996) narra a improvável história de amor entre Eduardo – protótipo do cara certinho e careta, encarnado no filme por Gabriel Leone – e Mônica, modelo da mulher mais moderna e liberta, personagem de Alice Braga.

    Com letra construída com versos imagéticos que já sugerem narrativa cinematográfica ambientada em Brasília (DF), a canção Eduardo e Mônica sobressaiu no repertório lapidar do álbum Dois e se tornou um dos hits radiofônicos do disco. Gravada em clima pop folk, a canção embute ternura que foi transposta para a tela sob a direção de René Sampaio.